Sonimagem

Mamografia

Um exame de Mamografia Digital normalmente demora menos da metade do tempo de um exame tradicional em filme. Além disso, existe menos probabilidade da paciente ser chamada de volta para refazer seu exame.   
Fazer uma Mamografia Digital não custa muito mais, e você terá certeza de que está recebendo os cuidados de saúde mais modernos que existem.   
Com a singular capacidade de ressaltar certas áreas para conseguir imagens mais precisas, o médico tem opções de visualização anteriormente impossíveis.   

As imagens da mama podem ser ampliadas ou reduzidas e o seu contraste pode ser atenuado ou reforçado. Além disso, este método possui um recurso de inversão de preto para branco e vice-versa, ajudando na detecção precoce de microcalcificações. Todos estes realces de imagem ajudam a melhorar o potencial de diagnóstico – e isso pode ser feito sem a presença do paciente na sala de exames serem visualidades por outros médicos em estações de trabalho.
As imagens digitais proporcionam maior visibilidade da mama, particularmente próximo à superfície da pele, parede do tórax e de mulheres com tecido mamário denso. Além disso, as imagens digitais são úteis para mulheres com implantes e para obtenção de imagens de pacientes com anomalias conhecidas.

O seu médico pode enviar suas imagens digitais eletrônicamente para qualquer parte do mundo, para maior precisão, conforto e qualidade em menor tempo de exame.

A Sonimagem, trouxe para Fortaleza o primeiro mamógrafo digital de campo total do estado contamos com quatro mamógrafos e o quinto já esta em fase de licitação. Trata-se do Mamógrafo Digital Senographe DS da GE.
Com maior resolução de imagem, a mamografia digital é comprovadadmente a melhor e mais avançada tecnologia do mercado mundial, realizando exames com maior conforto, precisão e qualidade diagnóstica, em menor tempo. E acima de tudo, a detecção mais precoce das patologias da mama. O Senographe DS da GE é o único a contar também com mesa de estereotaxia de campo total.
O Workstation do Mamógrafo Digital Senographe DS da GE possui uma tela plana com qualidade revolucionária, capaz de detectar e otimizar a qualidade de imagem, oferecendo ao radiologista a exclusiva capacidade de processar as imagens evitando re-exames.

Tomossíntese Mamária

A tomossíntese é uma aplicação avançada da mamografia digital que permite uma avaliação tridimensional da mama; o equipamento de tomossíntese é semelhante ao da mamografia. Na tomossíntese mamária, são obtidas múltiplas finas imagens da mama, que são analisadas em uma estação de trabalho dedicada com monitores de alta resolução. Ela é realizada com a mama comprimida, como na mamografia, e a duração do exame é curta.

Novidades:

A tomossíntese mamária reduz ou elimina os efeitos da sobreposição de tecido mamário denso na detecção do câncer de mama e na geração de resultados falso-positivos. Assim, ela tem o potencial de refinar a caracterização dos achados mamográficos, reduzir as taxas de reconvocações para complementações, reduzir o número de biópsias e, principalmente, de aumentar as taxas de detecção do câncer de mama, sobretudo, em mulheres com mamas densas. Os estudos clínicos iniciais mostram uma tendência para detectar cânceres adicionais ocultos na mamografia e para reduzir as taxas de reconvocações. A tomossíntese mamária, entretanto, é considerada uma técnica em evolução e não deve ser utilizada como substituta dos métodos de diagnóstico por imagem convencionais, sobretudo, da mamografia no rastreamento do câncer de mama, quando indicada, deve ser realizada em conjunto com a mamografia.
A Tomossíntese da mama é uma técnica em desenvolvimento aplicada à mama, que adquire imagens 3D do tecido mamário comprimido em diferentes planos durante um curto tempo. As imagens individuais são posteriormente reconstruídas em séries de cortes finos de alta-resolução que podem ser visualizados individualmente ou de um modo dinâmico.

Os cortes finos reconstruídos reduzem ou eliminam os problemas causados pelo tecido sobreposto e o ruído da estrutura anatómica que aparecem na imagem 2D da mamografia digital.

Como funciona a tomossíntese da mama?
Aquisição:

A mama é comprimida numa maneira padrão. A mama permanece estacionaria enquanto a ampola de raios-x roda sobre uma range de ângulos limitada. As séries de cortes com baixa dose são efectuados em cada grau, criando uma série de imagens digitais. Tipicamente, a ampola roda cerca de 10-20 graus e efectua 10-20 exposições em cada 1º durante os 5 segundos ou menos, que é a duração total do exame. As imagens individuais são projecções embora apresente diferentes ângulos e essas imagens são posteriormente reconstruídas em cortes.

A tomossíntese é capaz de adquirir imagens em qualquer direcção, não só nas posições CC(craniocaudal) ou na OML ( obliqua mediolateral).

Em relação ao movimento da ampola, este pode ser: continuo ou step-and-shoot*. O movimento continuo de exposições de raios-x devem ser curtas o suficiente para evitar a distorção da imagem devido ao movimento do spot focal. Se o movimento é step-and-shoot é utilizado, a gantry deve alcançar a paragem completa em cada ângulo, senão a vibração irá distorcer a imagem.

O critério mais importante é duração total do exame que deve ser a mais pequena possível, para reduzir a possibilidade de movimento do paciente, o que reduz a visibilidade de pequenas microcalcificações.

Requerimentos do Sistema de Tomossíntese:

Eficiência do detector e Dose: Esta técnica consiste numa serie de exposições com baixa dose. Para cada aquisição, a dose representa cerca de 5-10% comparando com uma incidência de mamografia. Devido à baixa dose, os detectores da imagem devem ter uma elevada eficiência quantitativa e baixo ruído, como é o caso dos detectores baseados é selénio, com elevada Detecção da Eficiência Quântica, maior que 95% da absorção da energia dos raios-x na mamografia e rápido capacidades de leitura. com um detector de selénio, o exame de tomossíntese é executado com a mesma radiação que a mamografia digital.
Modos de aquisição: Deve ser capaz de utilizar orientações padrão, não apenas a CC e OML e também executar a normal a mamografia 2D e a tomossíntese com a mesma compressão. Para isso, necessário uma retracção automática da grelha, assim o sistema pode mudar rapidamente e automaticamente entre os modos 2D e 3D.

Método de Visualização:

Os cortes reconstruídos podem ser visualizados de maneira semelhante aos cortes de TC. O técnico pode visualizar as imagens uma de cada vez ou em movimento. as projecções originais são idênticas à mamografia convencional, embora cada uma apresenta baixa dose, e podem ser visualizadas também, caso seja necessário. se o sistema adquirir mamografias 2D e 3D com a mesma compressao, imagens destas duas modalidades são completamente registadas. As workstations usam interfaces que permitem ama rápida mudança entre estes dois modos que facilita a revisão das imagens,e permite a identificação rápida de lesões numa modalidade com correspondência da lesão noutra modalidade.

Vantagens:

•    Diminuição de erros;

•    Menos biopsias;

•    Aumento da detecção de neoplasia - resolve os problemas de sobreposição de tecido que são a maior fonte de erros e exames adicionais de mamografia. a taxa de biopsia poderá diminuir também embora aumente visualização de objectos suspeitos. em algumas patologias que são ocultas na mamografia podem ser identificadas com a eliminação do ruído da estrutura;

•    Redução de dose;

•    Localização da lesão - o corte determina a localização exacta com uma coordenada 3D no interior da mama, permitindo que os métodos de amostras de biopsia podem ser executados usando as coordenada geradas pelo aparelho;

•    Rápido tempo de revisão;

•    Redução da pressão da compressão - a compressão tem a finalidade de diminuir os tecidos sobreposto e por isso com esta técnica não é necessária elevada compressão. a compressão necessária é para manter a imobilização do paciente e separar ao máximo o tecido mamário da parede torácica;

•    Um plano versus dois planos - podia apenas necessitar aquisições num unico como OML, devido à natureza 3D das imagens mas isso não é verdade. A tomossíntese necessita de ambos os planos OML e CC. Isto não é surpreendente, porque a tomossíntese é diferente das outras modalidades 3D como a TC pois não consegue gerar reconstruções multi-planares como coronal e sagital. Existem algumas patologias que apresentam formas alongadas, planas ou não esféricas que podem ser melhor visualizadas numa orientação do que outra. Uma recente investigação sobre tomossíntese conclui que 9% das neoplasias eram visualizados no plano CC mas não no plano OML.

 

Informações Gerais

Exame realizado em equipamento de mamografia digital de campo total (FFDM).

Descrição

A mamografia digital é o exame das mamas realizado em um aparelho de raio-X apropriado (mamógrafo), que serve para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.

Procedimento

A mama é posicionada e comprimida no aparelho de mamografia, sendo então realizadas as incidências de rotina (crânio-caudal e médio-lateral oblíqua).  É importante ressaltar que a compressão das mamas é indispensável, pois permite o espalhamento de estruturas sobrepostas, além de reduzir a dose de radiação.  Em casos de dúvida, solicitamos à paciente retornar a clinica para realizar incidências adicionais.

Orientações

•    Este exame precisa ser agendado (pré-agendamento na nossa central de atendimento: 85 3105-7700 / 3486-6200).
•    Apresentar solicitação médica e guia de convênio (exceto pagamento particular).
•    Apresentar exames anteriores se houver.
•    Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário.
•    Não usar talco, desodorante ou cremes nas mamas e axilas, no dia do exame.
•    Pacientes com implantes de mama pode realizar o exame normalmente.

Preparo

Não é necessário preparo para este exame.

Duração do exame

Este exame é realizado em aproximadamente 15 min.

Prazo de entrega

02 (dois) dias úteis.

 

Utilizado em:

•    Estereotaxia Digital - Core Biopsy
•    Estereotaxia Digital - Mamotomia
•    Estereotaxia Digital - Marcação Pré-Cirúrgica
•    Mamografia Digital
•    Mamografia Digital - Raio X Peça Cirúrgica

 

 

Galeria de Imagem

Voltar

Sonimagem
Avenida Dom Luís, 1233 - Meireles,
Fortaleza-CE - (85) 3486-6200
Avenida Treze de Maio, 1419 - Fátima,
Fortaleza-CE - (85) 3105-7700

Desenvolvido por HD Mais